segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Os elementos básicos da comunicação visual são aqueles que contêm um peso, de modo que tudo aquilo que jáa foi desenhado, esboçado ou até mesmo imaginado, tem como princípio esses componentes.

Segue os principais elementos e suas características:

O Ponto

O ponto é o elemento de comunicação visual mais simples que existe. Ele serve como indicador de espaço ou ponto de referência. É o elemento que tem um poder de atração visual ao olho, ou seja, aonde ele estiver, chama a atenção do olho humano, forçando-o a ir em direção ao símbolo desenhado.
Dois pontos servem para traçar uma medida de espaço para o desenvolvimento de um projeto visual, mesmo que seja uma simples reta feita com uma régua.
Quando os pontos são vistos juntos, eles se ligam, tendo a capacidade de dirigir o olhar para a direção que quiser. Já quando estão unidos e em grande número, criam a ilusão de tom e cor.
Quando os pontos estão tão próximos que não há como enxergá-los separadamente, surge outro tipo de elemento visual, que é a....

Linha

A linha tem uma grande energia. É o elemento visual inquieto, um ponto em movimento. As linhas são usadas como esboço, aquilo que dá início à algo que ainda não foi desenvolvido. Ela é o elemento mais importante do desenho.
E é a partir de uma sequência de linhas que surgem o elemento seguinte...


Forma

Existem três formas básicas:

Quadrado - Ao quadrado são associadas características como a honestidade, esmero e equilíbrio;

Círculo - O círculo representa proteção e infinitude,

Triângulo - Já o triângulo equilátero nos traz a sensação de ação, conflito e tensão.

Todas as formas básicas são simples, mas que podem ser descritas e construídas de maneira facil. É a partir destas três formas que todas as outras são compostas.

Direção

Todas as formas expressam alguma direção.
As direções básicas são:

Horizontal e Vertical - Quadrado
Diagonal - Triângulo
Curva - Círculo

A direção vertical/horizontal passa a sensação de equilíbrio;
A diagonal representa a estabilidade,
Já as curvas representam a repetição.

Tom

As margens usadas para a criação do esboço rápido, acabam se sobrepondo, criando o sombreamento da imagem, fazendo então uso dos tons.
Os tons são vistos a partir da presença ou ausência da luz, sobrepondo as cores do desenho feito.

Cor
Matiz ou croma é a cor em si, já a saturação é a pureza relativa da cor. A luminosidade é o brilho relativo, indo do claro ao escuro, ou seja, o que dá a mudança de tom à uma cor.

A cor é de uma importância enorme para a comunicação visual, afinal com ela vem as informações necessárias para uma forma ou composição gráfica. Todas as cores possuem um significado relativo e simbólico.
São três as principais matizes básicas:

Amarelo - Mais próxima da luz e do calor
Vermelho - Ativa e emocional
Azul - O azul é passivo e suave

Estas três cores misturadas criam novas cores, e com elas aparecem novos significados. As cores tem um significado mais emocional do que todos os outros elementos, pois é usada para expressar algum sentimento ou ideia.


Textura

A textura é usada para substituir o tato. É a partir dela que podemos ter uma ilusão visual, que acaba nos passando a sensação de como é um chão amadeirado, por exemplo.


Dimensão

A dimensão na composição visual também é obtida a partir da ilusão, com representações bidimensionais, passando a mesma impressão que a dimensão real. Fazendo o uso da perspectiva nos desenhos temos a sensação de dimensões, que ficam mais acentuadas também com o uso do tom e das sombras.

Escala

A escala é muito usada para passar uma medida proporcional real. As imagens se tornam relativas,para que haja harmonia na composição.

Movimento

O movimento é encontrado de forma implícita na comunicação visual. A idéia de movimentação, dada também por meio de uma ilusão, aconte devido ao uso de perspectiva e luz/sombra usadas na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário